Oradores
  
António José Almeida de Sousa Ribeiro (CEO da Sistrade)
   Mestre (MSc) em Engenharia Eletrotécnica e Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Realizou uma Pós-graduação em Marketing e Comércio Internacional no Instituto Politécnico do Porto (P.Porto) e um curso de Análise e Gestão Financeira na EFACEC/AGESFAL. Durante cerca de 20 anos, foi professor no Departamento de Engenharia Informática (DEI) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) do Politécnico do Porto (P.Porto). Pertenceu ao quadro da EFACEC durante cerca de 10 anos. Em 2000 fundou a SISTRADE - Software Consulting, S.A., uma empresa portuguesa especializada no desenvolvimento de software e na prestação de serviços de consultoria, essencialmente para o setor industrial, sendo atualmente o Diretor Geral.
  
Carlos Fernando da Silva Ramos (Diretor do MEIA)
   Professor Coordenador Principal do Departamento de Engenharia Informática (DEI) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) do Politécnico do Porto (P.Porto). As suas áreas de atuação científica centram-se nos domínios de Inteligência Artificial e Robótica (Visão por Computador; Programação de Robots; Planeamento Inteligente e Sistemas Multi-Agente; Sistemas Baseados em Conhecimento; Agentes Inteligentes e Sistemas Multi-Agente; Descoberta do Conhecimento; Computação Afetiva; e Inteligência Ambiental); Sistemas de Apoio à Decisão (Tomada de Decisão em Grupo) e Aplicações Inteligentes para Manufatura e Sistemas de Energia. Foi responsável pelos primeiros projetos de I&D do ISEP-IPP com financiamento externo (pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, Fundação para a Ciência e Tecnologia - FCT, Agência de Inovação, União Europeia. Fundador do Grupo de Investigação em Engenharia e Computação Inteligente para a Inovação e Desenvolvimento (GECAD), unidade classificada com Excelente pela FCT. Coordenou 26 projetos de I&D e participou em mais 23. Publicou mais de 500 artigos científicos, incluindo cerca de 90 em revistas. Orientou 13 trabalhos de doutoramento já concluídos. Foi Vice-Presidente do Politécnico do Porto na área de I&D, Internacionalização e Transferência de Conhecimento. Criou o Mestrado em Engenharia de Inteligência Artificial (MEIA) do qual é atualmente Diretor.
  
Eduardo Manuel Medicis Tovar (Diretor do CISTER)
   Professor Coordenador do Departamento de Engenharia Informática (DEI) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) do Politécnico do Porto (P.Porto). As suas áreas de atuação científica centram-se nos domínios de sistemas distribuídos em tempo real, redes de sensores wireless, sistemas multiprocessadores, sistemas cyber-físicos e sistemas de comunicação industrial. É diretor do grupo de investigação CISTER (Research Centre in Real-Time & Embedded Computing System). Atualmente é vice-presidente da ACM SIGBED e é membro do Comité Executivo do Comité Técnico IEEE em Sistemas em Tempo Real. É autor ou co-autor de mais de 200 artigos científicos e técnicos. Participa ativamente em diversos eventos de renome internacional (ECRTS 2005, IEEE RTCSA 2010, IEEE RTAS 2013, IEEE RTCSA 2016, ARCS 2014, ACM / IEEE ICCPS 2016, IEEE WFCS 2014, IEEE / ACM CPSWeek 2018). Atualmente, está envolvido na criação de um laboratório colaborativo (indústria-academia) de sistemas ciber-físicos e segurança cybernética de sistemas.
  
Tânia Lima Pereira (Product Manager na Microsoft)
   Exerce funções na Microsoft desde 2011, ano em que concluiu a Licenciatura em Engenharia Informática no Departamento de Engenharia Informática (DEI) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) do Politécnico do Porto (P.Porto). É atualmente Product Manager na equipa de Engenharia de Produto da Microsoft responsável pelas soluções de gestão e segurança de endpoints para ambientes empresariais. Anteriormente assumiu funções de consultoria e engenharia de suporte bem como de gestão de pessoas também na Microsoft. Tecnologia à parte, tem como principal interesse o âmbito da Diversidade & Inclusão no mercado de trabalho e colabora há alguns anos nos projetos internacionais Humans of IT e #WomenITPros. Quando não está a trabalhar em projetos interessantes com clientes de toda a Europa, Africa e Médio Oriente, provavelmente encontram-na a viajar por aí, a fotografar ou num festival de verão.